Perspectivas

Avicultura deve crescer em 2025, mas enfrentará desafios

Entre os principais obstáculos estão questões de biossegurança animal e os conflitos em países que são consumidores da carne brasileira

Foto: divulgação/freepik.com
O cenário atual aponta que o setor avícola brasileiro deve continuar sua trajetória de crescimento em 2025, mas não sem enfrentar sérios desafios. Entre os principais obstáculos estão questões de biossegurança animal e os conflitos em países que são grandes consumidores da carne brasileira.
De acordo com estudos do Cepea, a produção de carne de frango no Brasil deve alcançar 14,2 milhões de toneladas em 2025, representando um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. No entanto, o aumento da produção não é a única notícia positiva. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê que o consumo per capita de carne de frango no país chegará a 46,6 kg em 2025, um incremento de 1,9% comparado ao ano de 2024.
No entanto, o crescimento sustentável do setor depende crucialmente da manutenção do status sanitário do Brasil. A ausência de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) ou outra variante do vírus da gripe aviária nas granjas comerciais é vital. Até o momento, o Brasil tem se beneficiado dessa situação, já que surtos da doença em outros países têm redirecionado a demanda global para o mercado brasileiro, que continua livre de IAAP conforme as diretrizes da Organização Mundial para Saúde Animal (OMSA).
Além dos desafios sanitários, o setor precisa manter-se atento aos conflitos geopolíticos no Oriente Médio, que completaram um ano em outubro de 2024. Esses conflitos são de especial importância, pois o Brasil é o maior fornecedor mundial de carne de frango Halal para essa região, incluindo os Emirados Árabes Unidos, segundo maior importador de frango brasileiro. Em 2024, até novembro, o Brasil exportou 425 mil toneladas de carne para este mercado árabe.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos