Mercado

Preços da tilápia voltam aos níveis de 2022; saiba o motivo

Os preços da tilápia continuaram em queda em outubro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

Foto: ilustrativa

Os preços da tilápia continuaram em queda em outubro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A redução nos valores foi observada em quase todas as praças acompanhadas pelo centro de pesquisas, retornando aos níveis registrados em 2022.

De acordo com pesquisadores, esse cenário é resultado da combinação de uma oferta elevada de peixes e de uma demanda enfraquecida no mercado interno. A alta disponibilidade de tilápia no mercado brasileiro, por sua vez, tem impulsionado as exportações.

Os dados da Secex mostram um aumento expressivo nas exportações brasileiras de filés e produtos secundários de tilápia em outubro. Foram embarcadas 1,7 mil toneladas, o que representa um crescimento de 8,1% em relação ao mês anterior. Comparado ao mesmo período de 2023, o volume quase dobrou.

A queda nos preços e o aumento das exportações indicam uma adaptação do mercado à nova realidade de oferta e demanda. Produtores e comerciantes buscam ajustar seus negócios diante do cenário de maior disponibilidade de tilápia no mercado interno.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos