Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Os preços da tilápia continuaram em queda em outubro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A redução nos valores foi observada em quase todas as praças acompanhadas pelo centro de pesquisas, retornando aos níveis registrados em 2022.
De acordo com pesquisadores, esse cenário é resultado da combinação de uma oferta elevada de peixes e de uma demanda enfraquecida no mercado interno. A alta disponibilidade de tilápia no mercado brasileiro, por sua vez, tem impulsionado as exportações.
Os dados da Secex mostram um aumento expressivo nas exportações brasileiras de filés e produtos secundários de tilápia em outubro. Foram embarcadas 1,7 mil toneladas, o que representa um crescimento de 8,1% em relação ao mês anterior. Comparado ao mesmo período de 2023, o volume quase dobrou.
A queda nos preços e o aumento das exportações indicam uma adaptação do mercado à nova realidade de oferta e demanda. Produtores e comerciantes buscam ajustar seus negócios diante do cenário de maior disponibilidade de tilápia no mercado interno.





