Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

A mais recente publicação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), “Recomendações técnicas para o cultivo do mamoeiro”, já está disponível, gratuitamente, no site da Biblioteca Rui Tendinha.
O livro traz tópicos que contemplam a cultura, como: a classificação e botânica do mamoeiro – tipos florais; cruzamentos entre plantas, a escolha da cultivar, a produção e formação de mudas, entre outros temas.
O mamão está entre as principais frutas produzidas no país. O panorama internacional coloca o Brasil como o quarto maior produtor e terceiro exportador mundial de mamão. O volume produzido representa 7,64% da oferta global e 9,7% do total no mundo, dados de 2022.
Os Estados do Espírito Santo e da Bahia são os principailivrs polos de produção de mamão com, aproximadamente, 70% da produção.
De acordo com dados do Painel Agro, disponíveis no site do Incaper, referente a 2023, o Espírito Santo produziu 352 mil toneladas de mamão, em uma área colhida de 5,9 mil hectares e um rendimento médio de cerca de 58 mil quilos.




