Produtores de morango recebem estufas em Colatina
Entrega de dez equipamentos na região Noroeste faz parte do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Casa dos Municípios da Ales
por Assessoria de imprensa Ales
em 30/10/2024 às 5h00
3 min de leitura
O cultivo de morango em áreas mais elevadas é uma das apostas do projeto Arranjos Produtivos em Colatina, na Região Noroeste do Espírito Santo. Para que esse objetivo seja alcançado, 10 propriedades de agricultura familiar do município foram selecionadas para receber gratuitamente estufas para o plantio da fruta. A primeira entrega aconteceu nesta sexta-feira (25), com a presença de agricultores familiares, representantes locais e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União).
“É muito bacana chegar na região fria de Colatina e fazer a entrega de 10 estufas totalmente implementadas para a produção de morango, que vai favorecer muito a agricultura familiar e o agroturismo. São mudas de morangos mais graúdos, que em 45 dias já vão começar sua produção”, disse o presidente Marcelo Santos.
O sítio onde aconteceu a primeira entrega fica na comunidade de São Pedro Frio, a cerca de 40 quilômetros da região central de Colatina. Na estufa, que já está montada e liberada para o manejo, foram plantadas 480 mudas de morango.
“Estou muito empolgada, é gratificante saber que nós sonhamos e hoje estamos vendo a estufa implantada na nossa propriedade. A hora mais feliz para nós vai ser a colheita”, revelou a agricultora familiar Maria Luzimar Macedo.
Na opinião da secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a consolidação do plantio de morango na região terá vários pontos positivos. Além de ajudar os agricultores familiares e diversificar a produção, o plantio também pode ajudar a atrair turistas interessados na colheita de morangos, como acontece na região Serrana do Estado.
Mais Conexão Safra
“A instalação dessas estufas incentiva o agroturismo. Muitas mulheres aqui já fazem o beneficiamento do morango, mas em pequena escala. Aqui eles têm condição de fazer em uma escala maior. A gente incentiva para que eles possam montar a agroindústria para poder beneficiar o morango”, avaliou a secretária.
Apoio
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o Governo do Estado e apoio das prefeituras. O novo formato do projeto foi retomado em 2023, com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.
Além das mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteça da melhor forma.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!