Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A crise na produção de laranja continua a impactar o mercado nacional e internacional. A baixa oferta da fruta, decorrente de problemas climáticos e doenças como a murchidão, mantém os preços em alta e influencia as exportações brasileiras de suco de laranja.
Segundo dados do Cepea, as chuvas recentes nas regiões produtoras ainda não foram suficientes para reverter a situação. A média da laranja pera na árvore atingiu R$ 135,69/caixa de 40,8 kg na última semana, um aumento de 7,5% em relação ao período anterior.
No mercado internacional, a receita com as exportações de suco de laranja concentrado cresceu 42,3% no primeiro trimestre da safra 2024/25, alcançando US$ 905,3 milhões. No entanto, o volume exportado caiu 27% no mesmo período, refletindo a menor oferta de matéria-prima.
Pesquisadores do Cepea explicam que os problemas climáticos das últimas cinco safras esgotaram os estoques de suco de laranja, intensificando a pressão sobre os preços e limitando as exportações. A perspectiva é de que a situação se mantenha desafiadora nos próximos meses, a menos que as condições climáticas melhorem significativamente.





