Chuvas insuficientes

Seca e doenças levam laranja a novo patamar de preços

A crise na produção de laranja continua a impactar o mercado nacional e internacional. A baixa oferta da fruta, decorrente

xportações brasileiras de frutas
Foto: divulgação/Incaper

A crise na produção de laranja continua a impactar o mercado nacional e internacional. A baixa oferta da fruta, decorrente de problemas climáticos e doenças como a murchidão, mantém os preços em alta e influencia as exportações brasileiras de suco de laranja.

Segundo dados do Cepea, as chuvas recentes nas regiões produtoras ainda não foram suficientes para reverter a situação. A média da laranja pera na árvore atingiu R$ 135,69/caixa de 40,8 kg na última semana, um aumento de 7,5% em relação ao período anterior.

No mercado internacional, a receita com as exportações de suco de laranja concentrado cresceu 42,3% no primeiro trimestre da safra 2024/25, alcançando US$ 905,3 milhões. No entanto, o volume exportado caiu 27% no mesmo período, refletindo a menor oferta de matéria-prima.

Pesquisadores do Cepea explicam que os problemas climáticos das últimas cinco safras esgotaram os estoques de suco de laranja, intensificando a pressão sobre os preços e limitando as exportações. A perspectiva é de que a situação se mantenha desafiadora nos próximos meses, a menos que as condições climáticas melhorem significativamente.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos