Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Em agosto, em Caconde, interior de São Paulo, foi inaugurada a Cafeteria Escola, uma iniciativa conjunta do Sistema Faesp/Senar-SP e do Centro de Educação Ambiental (CEAC), com a participação da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).
A escola tem por objetivo promover capacitações e treinamentos aos produtores da região. A programação da escola já está acontecendo, com cursos, oficinas, seminários e workshops sobre torra de café, técnicas agrícolas sustentáveis e gestão de negócios. A escola é administrada pelo Sindicato Rural de Caconde.
Ademar Pereira, presidente do sindicato rural de Caconde, explica que “o município tem contado com plano de trabalho e propostas que vão desde a formação da muda às novas técnicas de manejo que têm surgido.”
Além dos cursos e instalações ecologicamente responsáveis, a escola conseguiu parcerias com Embrapa, Abic e o Sebrae-SP.
“É uma escola que vai permitir o desenvolvimento de oficinas para o aprendizado de torra, que possui laboratório de prova e vai possibilitar excelência também com os cursos que serão realizados”, completa Pereira.
Para ele, a escola e as parcerias que foram firmadas trarão êxito naquilo que os produtores buscam: efetividade no desenvolvimento da cafeicultura e agregação de renda aos pequenos produtores da cidade. Pereira destaca ainda o viveiro de mudas nativas e uma horta tecnológica desenvolvida com apoio da Embrapa.
A Cafeteria Escola de Caconde é um exemplo de integração e esforços da iniciativa privada com políticas públicas. O projeto nasce com objetivos que o colocam na vanguarda do país, tais como geração de energia limpa, resiliência climática, biodiversidade, descarbonização através da mobilidade elétrica, uso e reuso da água.
“A novíssima escola no município de Caconde é uma das ações do Sistema Faesp/Senar-SP junto a renomadas instituições, em prol da agricultura paulista e do pequeno produtor, que precisa de apoio, incentivo e tecnologia para sua renda e para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma Tirso Meirelles, presidente da Faesp/Senar-SP.




