Novos sabores

Lançamentos das cervejarias serranas do ES marcam o início do inverno

Conhecidas por sua criatividade e compromisso com a qualidade, as cervejarias das Montanhas Capixabas apresentam novidades

Foto: Divulgação

Conhecidas por sua criatividade e compromisso com a qualidade, as cervejarias das Montanhas Capixabas apresentam novidades neste início de inverno. Três Santas, Piwo, Pedra Azul e Ronchi Beer lançaram recentemente novas cervejas que prometem surpreender os apreciadores.

A premiadíssima cervejaria Três Santas (Santa Teresa) lançou a Catharina Sour “Arte Moderna”. A cerveja é uma celebração aos sabores brasileiros, combinando maracujá, manga Pálmer, mamão Papaya e goiaba rosa. O resultado é uma cerveja frutada com a acidez característica do estilo Sour, cheia de estilo e brasilidade.

Foto: Divulgação

O rótulo, criado por Victor Oliveira, é uma homenagem à Tarsila do Amaral, icônica artista da Semana de Arte Moderna de 1922. A “Arte Moderna” está disponível na loja física da cervejaria em Santa Teresa e também pode ser adquirida via correios. Não sendo uma edição limitada, a cerveja passou a fazer parte da linha permanente da Três Santas, garantindo que os consumidores possam apreciá-la o ano todo.

Localizada em Pedra Azul (Domingos Martins), a Ronchi Beer lançou a cerveja de guarda estilo Barley Wine “Visionário” — Reserva Especial Preto Ronchi. Em comemoração ao inverno, a cerveja inglesa de alto teor alcoólico é rica em maltes, pouco lupulada e possui uma bela cor acobreada. O nome “Visionário” é uma homenagem ao tio dos sócios, Preto Ronchi, conhecido por sua visão de negócios.

A Ronchi Beer buscou criar um produto diferenciado e sofisticado para os apreciadores de cervejas mais robustas e complexas. Envelhecida por um ano, a cerveja tem um lacre especial que prolonga sua validade para três anos sem perda de qualidade.

Foto: Divulgação

A Cervejaria Pedra Azul, também de Domingos Martins, apresentou sua Belgian Dubbel, uma ALE de cor vermelho-acobreado criada seguindo as tradições trapistas dos monges belgas. A cerveja oferece uma complexidade impressionante com seus ricos maltes e ésteres de frutas escuras secas, completados por um toque suave de álcool. Com IBU 23 e ABV 7,2%, o lançamento ocorreu no último dia 22 e foi um sucesso imediato. Segundo o cervejeiro Vinícius Gagno Modolo, a Belgian Dubbel é uma cerveja sazonal que promete encantar os amantes de estilos clássicos e complexos. Foram envasados nessa brassagem aproximadamente 290 litros.

A Piwo Cervejaria Rural, de Venda Nova do Imigrante, surpreendeu na atual estação com dois novos lançamentos. A Session IPA “Lúpulo do Campo” oferece um frescor cítrico e um amargor equilibrado, com aroma dos lúpulos Chinook, Triumph, Zeus e Riwaka. A cerveja é perfeita tanto para iniciantes quanto para os apreciadores de cervejas artesanais, mantendo a suavidade e complexidade em cada gole.

A outra novidade é a Rotbier “Brasa” (na foto que abre este texto), inspirada na rica herança cervejeira de Franconia, Alemanha. Com um ABV de 6,6% e IBU 22, a “Brasa” utiliza levedura exclusiva e ingredientes diretamente daquele país. As novas cervejas da Piwo estão disponíveis em latas modernas e podem ser encontradas em breve no novo ponto comercial da cervejaria, na Praça de Alimentação do Alpes Hotel, no centro da cidade, com previsão de venda também no e-commerce.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos