Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Nos últimos anos, o crescimento do consumo de produtos orgânicos foi fortalecido, principalmente, pela maior preocupação dos brasileiros com a ingestão de alimentos mais saudáveis. De acordo com o analista da Unidade de Competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto, esse cenário proporcionou uma estruturação da cadeia produtiva, gerando produtos inovadores e cada vez mais acessíveis.
”Durante a pandemia tivemos um crescimento significativo do consumo de frutas, hortaliças e produtos orgânicos. Isso é fruto da valorização da saúde por meio do fortalecimento do sistema imunológico, da alimentação saudável e equilibrada.” Luiz Rebelatto, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae
Nesse contexto, o Sebrae participa mais uma vez da maior feira de produtos orgânicos da América Latina, a Biobrazil Fair, que acontece de 12 a 16 de junho, em São Paulo. A principal novidade que a instituição leva este ano para o evento é a iniciativa do “Brasil à Mesa”, uma plataforma de divulgação de produtos artesanais típicos e tradicionais com um recorte dos produtos orgânicos.
Segundo Rebelatto, a ideia é mostrar a plataforma em uma perspectiva de divulgação para com as empresas compradoras. Além de dar espaço para os produtos, o objetivo da ferramenta é conectar os produtores. “Vamos fazer uma ação de live marketing focada na questão da conexão com os compradores, visando estabelecer novos negócios para os produtores de orgânicos”, completa.
Como o Sebrae atua junto aos produtores orgânicos?
Atualmente, o Sebrae oferece soluções, serviços e produtos focados na questão da gestão e no desenvolvimento de embalagens com design de marcas e rótulos. Além de atuar na certificação dos produtos orgânicos, por meio do SebraeTec.
O trabalho da instituição oportuniza os pequenos negócios com a certificação orgânica para que possam acessar mercados de maneira diferenciada. “Temos atuado na parte de mercados para participação de produtores em feiras e eventos de negócios. Para a Biobrazil Fair estamos levando 14 empresas de 11 estados do Brasil selecionadas em conjunto com os Sebrae estaduais”, concluiu o analista.




