Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), tem o objetivo de promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.
Para incentivar a adesão de novos municípios, capacitar os SIM’s e fomentar as agroindústrias de pequeno porte, o Idaf está realizando capacitações e encontros periódicos com o público alvo. As capacitações são constantes, de modo que os municípios recebam o embasamento necessário para a implementação de suas estruturas e, posteriormente, conseguir o reconhecimento de equivalência e a adesão ao Susaf/ES.
Na última semana, aconteceu a 9ª Capacitação SIM-Susaf/ES, que abordou os temas: “Comunicação não violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais”; “Elementos de controle na inspeção industrial e sanitária, Controle de higienização de agroindústrias”; “Aspectos gerais de contratação públicas”; e “Prevenção e controle de biofilmes nas indústrias de alimentos”.
O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Idaf tem apresentado bons resultados. “A gerência do Idaf responsável por esse segmento está sempre atenta para oferecer o suporte necessário, a fim de fortalecer o trabalho de inspeção sanitária em todo o Estado, com foco na saúde pública e no desenvolvimento agroindustrial capixaba”, salientou.
“Já conseguimos doze municípios aderidos ao Susaf/ES, com sessenta e nove agroindústrias de pequeno porte, somando quinhentos e vinte cinco produtos com qualidade e segurança sendo ofertados à população capixaba, além de o Espírito Santo ocupar o terceiro lugar no número de produtos registrados com Selo Arte no País”, destaca Leonardo Monteiro.




