Reconhecimento

Cachaça de Linhares é vice-campeã de concurso nacional

A Cachaça Ouro, produzida pelo alambique Princesa Isabel, em Linhares, conquistou o 2º lugar entre as cachaças envelhecidas na avaliação do IV Ranking da Cúpula da Cachaça. A Amburana, da mesma empresa, também conquistou seu espaço no top 5.

A Cachaça Ouro, produzida pelo alambique Princesa Isabel, em Linhares, conquistou o 2º lugar entre as cachaças envelhecidas na avaliação do IV Ranking da Cúpula da Cachaça. A Amburana, da mesma empresa, também conquistou seu espaço no top 5.

Durante três intensos dias, especialistas renomados avaliaram às cegas as 50 melhores cachaças do país. O evento ocorreu na Cachaçaria e Chalés Macaúva, em Analândia, interior de São Paulo, onde um grupo de 20 especialistas convidados degustou e classificou as cachaças.

Esta não é a primeira vez que o alambique capixaba se destaca na Cúpula da Cachaça. Em 2018, a Jequitibá Rosa ficou em primeiro lugar no ranking nacional de cachaça branca. Em 2021, conquistou também dois prêmios no Concurso Mundial de Destilados de Bruxelas, na Bélgica, o principal da categoria no mundo. O rótulo Princesa Isabel Amburana conquistou o ouro, e o rótulo Princesa Isabel Ouro conquistou a premiação máxima, o Grand Ouro.

Um dos empreendedores do alambique Princesa Isabel, Pedro Cellia, ressalta que as conquistas são um reconhecimento de muito esforço, trabalho e dedicação na fabricação de um produto de excelência, que traz reconhecimento não só para a empresa, mas também destaca o município e o estado a nível nacional.

“Nós somos uma família de médicos. Meu pai era empreendedor na Medicina. Ele sempre quis um produto que fosse motivo de muito orgulho e destaque. E ele conseguiu. Essas premiações são a coroação de um trabalho longo e diário. É um reconhecimento”, pontua Pedro.

O concurso tem três etapas. A primeira é o voto popular que elege os 250 rótulos mais queridos. Na segunda fase são selecionados 50 rótulos, que seguem para a etapa final, a degustação às cegas, onde são ranqueadas as melhores cachaças. Esse concurso é bianual.

Divisões das cachaças

Inox: as chamadas cachaça branquinhas ou purinhas porque não passa por madeira, mas podem ter sido armazenadas em dornas de aço inox, mantendo dessa forma a coloração original do destilado.

Armazenadas/Envelhecidas: as cachaças ouro porque ganham coloração que vai do amarelo palha podendo chegar ao dourado escuro. Pelo menos 50% da cachaça foi envelhecida em barris de madeira.

Premium/Extra Premium: a premium ficou armazenada por pelo menos 1 ano em barris de madeira de até 700 litros. As chamadas extra-premium foram armazenadas em barris de até 700 litros por pelo menos 3 anos.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos