Pesquisa

Convênio colabora com pesquisa sobre silagem do Capim Capiaçu

Desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, em Minas Gerais, o BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante para uso sob corte

Foto: Divulgação

Desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, em Minas Gerais, o BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante para uso sob corte. Sua principal aplicação é ser utilizada para produção de silagem e/ou picado verde a ser fornecido no cocho para animais em sistemas de produção de leite e carne bovina. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. O foco ao lançar este novo capim, foi aumentar a produção em áreas menores, contemplando assim, às pequenas e médias propriedades.

Entretanto é um capim que demanda novas ferramentas nas máquinas agrícolas, que permitam um corte de forma que o aproveite totalmente. “Ao procurarmos no mercado um trator que oferecesse a melhor solução, encontramos na LS Tractor a tecnologia de super redutor, já vindo de fábrica, que nos atende perfeitamente e acredito que vá agradar e muito ao mercado”, afirma Paulino José Andrade, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Ele acrescenta que por conta disto, buscou uma aproximação com a marca para propor um convênio entre a empresa e a Embrapa.

De acordo com o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp, o trator escolhido para atuar nos campos da instituição é o Plus 80. O trabalho será na área de pesquisa relacionada à mecanização da silagem, do plantio ao corte passando pelos tratos culturais. “Tudo isto será mostrado ao público em geral, em dias de campo organizados pela Embrapa e a nossa concessionária da região, a Triama”, assinala Kilpp. Conforme o gerente, a entrega oficial dos equipamentos acontece no próximo dia 17 de abril, no Campo Experimental da Instituição, em Coronel Pacheco, Minas Gerais. Durante o evento será realizado uma demonstração destes equipamentos para pesquisadores da Embrapa, extensionistas da Emater/MG e convidados.

 

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos