Concurso

Valença será representada em Mundial de Queijo por 10 queijarias

Queijeiros valencianos se organizam para participar do Mundial de Queijos, em São Paulo. Um total de dez queijarias valencianas

Crédito: Fabrício Vieira Proprietário da Queijaria do Lago de Valença - RJ

Queijeiros valencianos se organizam para participar do Mundial de Queijos, em São Paulo. Um total de dez queijarias valencianas estarão a caminho do 3º Mundial de Queijos do Brasil, que se realizará entre os dias 11 e 14 de abril, no teatro B32, na cidade de São Paulo. Além de representarem a cidade de Valença, os queijeiros valencianos estarão como protagonistas do evento, participando de degustações, ministrando palestras e participando de mesas redondas. Com apoio do Sebrae Rio, os queijeiros esperam fazer história em São Paulo, O Sebrae, viabilizou a caravana fornecendo transporte e hospedagem, além de estande para as dez queijarias de Valença-RJ.

Serão quase cem produtos, entre doces, iogurtes, manteigas e queijos valencianos, de diversas espécies, tais como vaca, búfalas e cabras. Valença tem se destacado no cenário nacional e internacional do queijo artesanal, sendo, atualmente, a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais medalhas. Se tornando, assim, a capital do queijo do Estado do Rio de Janeiro. Para o produtor e apaixonado mestre queijeiro Rodrigo do Valle, dono da Queijaria Du Valle, a mais premiada do Estado do Rio de janeiro, o momento é reflexo da paixão e união dos produtores que conseguiram despertar os olhares de importantes atores, tais como Governo do Estado, Emater, Sebrae e Prefeitura, que juntos têm dado muito apoio aos produtores. Rodrigo destaca a participação da Secretaria Estadual de Turismo que, além de colocar a Rota do Queijo Valenciano, como produto turístico do Estado, implementou a APL do Queijo do Vale do Café. Para Rodrigo, a Rota do Queijo foi o ator transformador principal de todo o movimento queijeiro. A participação do Estado, através da Secretaria de Turismo, tem impulsionado as queijarias a entregarem turismo de experiências. Já o assessor Especial da Sectur-Rj e coordenador de ações do turismo no Vale do Café, Wanderson Farias, destaca dentre as diversas ações a criação da APL do Queijo e a estruturação da Rota do Queijo que passou a ser roteiro turístico do Estado do Rio de Janeiro. O secretário Gustavo Tutuca tem dado especial atenção para o Vale do Café e apostou na Rota do Queijo com importantes ações.

Já Fabricio Vieira, dono do Capril do Lago e do Bio Leite Brasil, destaca também a efetiva participação da Assembleia Legislativa do Estado, em especial o deputado André Correia que implementou importantes leis, como a Lei do Queijo Artesanal, além da lei que faz do queijo artesanal valenciano patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Recentemente, o queijo Caprinus do lado de sua autoria, entrou para a lista dos melhores do mundo no Mondial du Fromage, em Tours, na França. Sendo o único não europeu dessa seleta lista.  A veterinária Samara Gatto, mestre queijeira e proprietária do Ateliê do Queijo, destaca que Valença tem história com o queijo, tendo sido aqui implementada a primeira queijaria do estado. E foi aqui, também, onde surgiu o queijo prato. Foi atrás desse terroir que Eduardo e Mônica, da queijaria Latte Buono, vieram e aqui produzem queijos e outros láticos de leite de búfala. “Valença tem algo especial, talvez por conta desse vale, dessas matas, não sei explicar, porém aqui encontramos o que buscávamos”.

Além destas cinco premiadas queijarias, estarão presentes no mundial a Queijaria Pontelino, do veterinário Carlos Gramático, especializada em queijos de búfala. O Vale do Vento do jovem casal Lucas e Isadora, que vieram do Rio de Janeiro há pouco mais de seis anos e que se destacam com queijos de vaca e que, atualmente, fazem parte da Rota do Queijo. A veterinária Kathyn da Fazenda Conceição, que produz queijos especiais com gado a pasto. O Laticínio Santa Isabel que tem se destacado pela qualidade dos queijos e que é tocado por mãe e filha. A mestre queijeira Rebeca Groetaers e sua filha Cristina que mudaram o rumo das suas vidas e entraram no universo dos queijos artesanais e juntas vão caminhando nesse lindo universo. E por fim, o tradicional Laticínio Marquês de Valença também estará presente e tem tudo para trazer premiação com o famoso queijo frescal Marquês de Valença, reconhecidamente, o melhor da cidade.

 

 

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos