Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Símbolo turístico do município de Afonso Cláudio, a Pedra dos Três Pontões pode ganhar uma rota estadual e ser declarada como de relevante interesse turístico e cultural. É o que pretende o deputado Dary Pagung (PSB), por meio do Projeto de Lei (PL) 551/2023, que tramita no Legislativo estadual. O monumento natural é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Espírito Santo.
“A Rota Turística dos Três Pontões é bem diversificada o que muito valoriza sua existência, proporcionando lazer, produtos, serviços e agradáveis passeios e observações de aves. (…) Tem uma história marcante na criação do município de Afonso Cláudio. Por volta do ano de 1855, os desbravadores vindos de Minas Gerais e Rio de Janeiro à procura de ouro, construíram em seu entorno uma capela, um cemitério e alguns casebres, iniciando assim, uma cidade”, explica o autor na justificativa da matéria.
“Em seu entorno existem várias pedras e uma cordilheira que proporciona vários passeios em trilhas. A rota é toda rodeada por matas nativas, pedras e lagos propícios para trilhas e observação de várias espécies de aves existentes na área. Na rota encontramos agroturismo pujante, com seus produtores rurais e agricultores familiares preservando a tradição das culturas pomerana, polonesa, italiana e várias outras etnias”, complementa o parlamentar. O trecho também conta com templos religiosos, escolas, hospedagens, restaurantes, bares e espaços de festa.
Tramitação
O projeto que propõe a criação da rota já foi lido em plenário e segue agora para apreciação das comissões de Justiça, Turismo e Finanças.





