Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Símbolo turístico do município de Afonso Cláudio, a Pedra dos Três Pontões pode ganhar uma rota estadual e ser declarada como de relevante interesse turístico e cultural. É o que pretende o deputado Dary Pagung (PSB), por meio do Projeto de Lei (PL) 551/2023, que tramita no Legislativo estadual. O monumento natural é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Espírito Santo.
“A Rota Turística dos Três Pontões é bem diversificada o que muito valoriza sua existência, proporcionando lazer, produtos, serviços e agradáveis passeios e observações de aves. (…) Tem uma história marcante na criação do município de Afonso Cláudio. Por volta do ano de 1855, os desbravadores vindos de Minas Gerais e Rio de Janeiro à procura de ouro, construíram em seu entorno uma capela, um cemitério e alguns casebres, iniciando assim, uma cidade”, explica o autor na justificativa da matéria.
“Em seu entorno existem várias pedras e uma cordilheira que proporciona vários passeios em trilhas. A rota é toda rodeada por matas nativas, pedras e lagos propícios para trilhas e observação de várias espécies de aves existentes na área. Na rota encontramos agroturismo pujante, com seus produtores rurais e agricultores familiares preservando a tradição das culturas pomerana, polonesa, italiana e várias outras etnias”, complementa o parlamentar. O trecho também conta com templos religiosos, escolas, hospedagens, restaurantes, bares e espaços de festa.
Tramitação
O projeto que propõe a criação da rota já foi lido em plenário e segue agora para apreciação das comissões de Justiça, Turismo e Finanças.




