Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Uma baixa pressão se formou na costa do Sudeste do Brasil e se aprofunda no final desta semana como um ciclone extratropical em alto-mar. Apesar de distante do litoral, o fenômeno será capaz de interferir nas condições atmosféricas no Sudeste e em parte do Nordeste nesta sexta e no fim de semana. As informações são da MetSul.
Diagramas de fases de modelos indicam a baixa pressão com centro relativamente quente, mas à medida que o centro de baixa deve se aprofundar, o seu centro tende a passar a frio, ao interagir com um centro de alta pressão mais ao Sul. Assim, o ciclone será de características extratropicais.
O deslocamento previsto para esta baixa pressão é no sentido Sul-Sudeste, afastando-se rapidamente do continente no decorrer do fim de semana. No domingo, o sistema estará bastante distante da área continental.
O aprofundamento da área de baixa pressão traz vento por vezes moderado nesta sexta nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Alguns pontos podem ter rajadas de 50 km/h a 70 km/h. As rajadas mais fortes devem se dar em alto-mar, afetando, por exemplo, as plataformas da Petrobrás na bacia de Campos. O aprofundamento da baixa desloca o canal de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um pouco mais para o Norte, o que deve levar mais chuva para o Norte de Minas Gerais, pontos do Espírito Santo e o Sul do Estado da Bahia.
Pode chover localmente forte nesta sexta em áreas do Norte mineiro e do estado capixaba. No fim de semana, as pancadas, isoladamente fortes, persistem mais no Norte de Minas e no Sul da Bahia enquanto na maior parte de São Paulo e do Rio de Janeiro ar mais seco impulsionado pelo ciclone garante sol e calor, com chuva de verão apenas muito isolada. Por isso, na cidade do Rio de Janeiro, não se pode afastar chuva isolada.
Já no domingo o tempo firme deve predominar com sol e forte calor. Na Grande São Paulo, o sol aparece com nuvens no fim de semana, embora períodos com maior nebulosidade, e qualquer instabilidade será isolada e passageira. Vitória tem chuva nesta sexta, mas o tempo melhora no fim de semana com sol e nuvens.




