Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou o Boletim Agroclimático do Espírito Santo referente ao período de julho a setembro de 2023. Elaborada trimestralmente pela Coordenação de Meteorologia, a publicação tem como objetivo fornecer informações que possam contribuir para o sucesso do planejamento das atividades dos setores produtivos do Estado do Espírito Santo, afetadas direta ou indiretamente pelo clima.
O capítulo 1 apresenta a análise das variáveis meteorológicas no trimestre (precipitação acumulada, anomalia de precipitação observada e anomalias de temperatura máxima e mínima), enquanto o capítulo 2 traz a análise das variáveis agrometeorológicas (índice de precipitação padronizada, evapotranspiração potencial acumulada e situação da disponibilidade hídrica).
O destaque desta edição está no capítulo 3, com o ponto de vista de atores envolvidos no meio rural capixaba sobre a influência do comportamento do clima no desenvolvimento das atividades agropecuárias do Estado.
No capítulo 4, é feita uma reflexão sobre as condições de favorabilidade climática observadas para o desenvolvimento das atividades agropecuárias capixabas ao longo de julho, agosto e setembro de 2023, a partir da análise das variáveis meteorológicas, agrometeorológicas e do relato de atores do campo.
De grande utilidade no monitoramento de secas agrícolas, no apoio à pesquisa e para o estabelecimento e direcionamento de políticas públicas ligadas à agropecuária, a publicação está disponível no site da Biblioteca Rui Tendinha (bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/publicacoes-recentes) e no site da Editora Incaper (editora.incaper.es.gov.br).




