Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Celebrando duas décadas de história, o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel revelou na noite da última sexta-feira, 20, os grandes campeões da Edição 2023. A cerimônia de premiação aconteceu em São Gabriel da Palha/ES.
Durante a abertura do evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembrou que o concurso pioneiro para o conilon foi criado com o objetivo de incentivar a busca pela qualidade dos cafés produzidos.
“O concurso foi iniciado com a ideia de atingir uma régua de qualidade que fosse satisfatória para o mercado. E se fizermos uma retrospectiva, veremos que nos últimos 20 anos avançamos muito em qualidade”, disse Bastianello.
Pela primeira vez em sua história, o concurso premiou cafés em duas categorias: Natural e Fermentado. Na primeira categoria, o grande campeão foi o produtor de Alto Rio Novo/ES, Adair Batista Borges, que alcançou a nota de 87,6.
Já na categoria Fermentado, o café campeão surpreendeu ao atingir pontuação recorde de 90,03 e foi produzido por Iracema de Oliveira Bastianello, no município de Nova Venécia/ES. Até o momento, a pontuação mais alta atingida havia sido 90 pontos, alcançados na Edição 2021.
A prova de ranqueamento foi dirigida pelo especialista de renome internacional, Silvio Leite. Com mais de 40 anos de experiência em análise sensorial, o degustador e classificador revela que os cafés avaliados atingiram pontuações capazes de impressionar o mercado.
“São notas refinadas com diversos sabores, como o de frutas e chocolate. Uma pontuação acima de 90 pontos, como foi conquistada hoje, é algo inédito”, disse Silvio.
Troféu iluminação
A noite também foi de homenagem com o Troféu Iluminação, que simboliza o reconhecimento da Cooabriel à excelência do trabalho de lideranças nas áreas da cafeicultura e do cooperativismo.
A homenageada foi Vanúsia Nogueira, brasileira e primeira mulher do mundo a comandar a Organização Internacional do Café.
Em sua trajetória, Vanúsia tem importantes contribuições na promoção dos cafés especiais brasileiros, tendo agora um importante papel diplomático na cafeicultura mundial.
A 20ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel foi realizada em parceria com: AgroCP, Café Brasil, Multitécnica, Sicoob Conexão, Sistema OCB/ES.
Confira os 10 campeões de cada categoria






