Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de janeiro

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

Cerca de cinquenta pessoas, entre estudantes do curso de Agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina, técnicos agrícolas e produtores rurais de diversos municípios, participaram, no fim do mês de agosto, de um dia voltado à prática de controle de doenças e pragas na cultura do morango, no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Serrano (CPDI Serrano), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Venda Nova do Imigrante
O treinamento é parte do projeto Inovafruti/Morango, coordenado pela pesquisadora do Instituto, Andréa Costa. Estavam presentes ainda técnicos e agricultores de Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Colatina, Linhares, Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo.
Na programação, o público assistiu às palestras: “A cultura do morango”, ministrada pela pesquisadora do Incaper, Andréa Costa; “Pragas e controle biológico”, ministrada pelo pesquisador do Incaper, José Salazar Zanuncio Júnior; “Controle de doenças”, ministrada pelo pesquisador do Incaper, Hélcio Costa; e “Controle químico de pragas”, ministrada pela Doutora Josimar de Souza Andrade. Na ocasião foram distribuídos para todos os participantes o livro “Cadeia produtiva do Morango” do Incaper.
“Os participantes tiveram também a oportunidade de visitar uma estufa do projeto, instalada na Fazenda Experimental do Incaper, em Venda Nova do Imigrante, onde vivenciaram, na prática, a cultura do morangueiro e temas correlacionados, como as pragas e doenças”, explica a pesquisadora Andréa Costa.




