pube
Sicoob

Agência internacional eleva a nota de confiança do Sicoob ES

A cooperativa financeira comemora a atualização das notas de risco divulgadas pela Fitch Ratings nesta semana

por Sicoob News

em 01/09/2023 às 18h03

4 min de leitura

Agência internacional eleva a nota de confiança do Sicoob ES

Foto: divulgação

A agência de classificação de risco Fitch Ratings, uma das maiores do mundo, elevou as notas que indicam o nível de confiança do Sicoob ES, em relatório divulgado esta semana. As cooperativas financeiras que compõem o sistema regional do Sicoob deixam a classificação AA-(bra) e passam a contar com a classificação AA (bra), que representa qualidade muito alta de crédito e confiança para honrar seus compromissos financeiros em longo prazo. As classificações que contém a letra A são as mais altas.

No curto prazo, o Sicoob permanece com a nota F1+, que indica forte capacidade de pagamento de compromissos financeiros, no prazo esperado, dentro do país.

Ter um bom rating, ou uma boa classificação de risco, significa o reconhecimento pelos investidores de que as instituições ou governos oferecem segurança ou baixo risco para receber investimentos e/ou estabelecer parcerias.

Segundo o relatório da Fitch Ratings, a elevação dos ratings do Sicoob ES reflete a resiliência dos indicadores financeiros das cooperativas e seus altos índices de rentabilidade e capitalização, que se mantêm robustos e acima de seus concorrentes.

pube

Outros fatores que contribuem para a elevação da nota pela agência internacional são o sucesso do plano de expansão geográfica das cooperativas e o fato do Sicoob ES possuir um fundo de reserva próprio, que garante um colchão adicional de liquidez para as cooperativas em períodos de estresse da economia. Estes fatores reforçam a importância da visão combinada do Sistema Sicoob ES e contam positivamente na comparação com outros sistemas.

As informações da análise da Fitch Ratings incluem a Central e as seis cooperativas do Sicoob ES (Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas) e estão disponíveis no site www.fitchratings.com.

Para o diretor executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, a elevação dos ratings é uma conquista para a instituição e para todos os associados. “Estamos prestes a comemorar 35 anos em pleno crescimento e expansão. Inauguramos nove agências no primeiro semestre de 2023 e encerramos o período com 184 pontos de atendimento em quatro estados. Para o segundo semestre estão previstos mais sete pontos de atendimento, sendo três em solo capixaba, três no Rio e um em São Paulo. A divulgação dos novos ratings valida a gestão responsável e inovadora que estamos construindo juntos”, completa o diretor-executivo.

As cooperativas do sistema regional Sicoob ES estão presentes em 112 municípios, com 133 agências no Espírito Santo, 44 no Rio de Janeiro, seis na Bahia e uma em São Paulo.

Sobre o Sicoob

O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 670 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP). São seis as cooperativas filiadas: Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.

Em nível nacional, soma mais de 7 milhões de cooperados, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e é a única instituição financeira presente em 391 municípios.

É formado por aproximadamente 342 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com mais de 4.500 pontos de atendimento em 2.337 cidades brasileiras.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!