Leilão virtual

Leilão Nelore das Montanhas Capixabas: qualidade genética on-line

Dia 30 de setembro, duas referências na criação de touros das raças Nelore e Guzerá irão promover o leilão virtual

A família Uliana adquire sêmen de todo o Brasil e acredita no poder da genética para aprimorar a qualidade da carne, e o leilão virtual é uma forma de compartilhar essa visão com a região. (*Foto: Zzn Peres/Divulgação-Imagem com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

As fazendas Luiz Uliana, de Alto Caxixe (Venda Nova do Imigrante), e Potratz, localizada em Barra do Rio Possmoser (Santa Maria de Jetibá), estão se unindo para um evento imperdível no mundo da pecuária capixaba. No dia 30 de setembro, às 15 horas, essas duas referências na criação de touros, novilhas prenhes e bezerras PO das raças Nelore e Guzerá irão promover o leilão virtual “Nelore das Montanhas Capixabas”, numa parceria com a leiloeira Minas Leilões e Eventos. A transmissão ao vivo será realizada no canal do YouTube da leiloeira e no site www.minasleiloes.com.br.

O leilão será uma oportunidade única para produtores rurais e entusiastas da pecuária adquirirem animais geneticamente comprovados, que trarão melhorias significativas para seus rebanhos. Serão disponibilizados aproximadamente 50 touros das raças Nelore e Guzerá, representando anos de dedicação e investimento em melhoramento genético.

Luiz Felipe Uliana, um dos sócios da Fazenda Luiz Uliana, compartilha sua trajetória na pecuária, desde os primeiros passos em 2010, quando começaram com a compra e engorda de bezerros para venda abatido. Entre 2014 e 2015, a família adquiriu vacas para criar os próprios bezerros e começaram a fazer o ciclo completo (cria, recria e engorda).

Com o tempo, a busca pela excelência os levou a investir em genética, tornando-se membros da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e aderindo ao programa de melhoramento genético PMGZ.

“O Espírito Santo tem muito a crescer nessa área. O melhoramento genético acrescenta muito no ganho, na qualidade final da carne, entre outros. Nós da Fazenda Luiz Uliana e os proprietários da Fazenda Potratz já éramos amigos, buscamos o mesmo objetivo, então decidimos nos reunir para realizar o leilão”, diz Luiz Felipe.

Luiz Fernando Uliana, outro membro da família, destaca que o objetivo é expandir o alcance da genética que estão desenvolvendo e colaborar com outros criadores. Através do leilão on-line, eles estão proporcionando uma oportunidade única para que outros produtores possam ter acesso a animais de qualidade e potencial genético, contribuindo para o avanço da pecuária na região.

“Hoje, boa parte do nosso rebanho é registrada pela ABCZ e participa do PMGZ. Como a região Serrana do Espírito Santo não é tão forte na pecuária, resolvemos nos juntar com um amigo também criador de gado registrado e promover o leilão on-line para abranger uma área maior e disseminar a genética que estamos criando”, comenta Luiz Fernando.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos