Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Uma das idealizadoras da Semana Internacional do Café (SIC), a jornalista Mariana Proença era a única jornalista do mundo cobrindo o “World Barista Championship”, que aconteceu em junho, durante a World of Coffee, em Atenas, na Grécia.
Além da satisfação de ver de perto a vitória do brasileiro, Mariana fala da importância do título para a cafeicultura brasileira.
“Ganhar esse mundial foi extremamente importante para os profissionais que trabalham nesse setor. O Brasil sempre foi visto pelo mercado internacional, e pelos brasileiros, como produtor de cafés de quantidade, e não com formação e educação voltada para os profissionais que trabalham com café. Agora, o Brasil deixa de ser visto só como um grande país fornecedor, mas sim um gerador de conteúdo, com profissionais qualificados, que temos aqui todas as pontas da cadeia”, explica Mariana.
Para a jornalista isso se deve aos investimentos dos últimos 20 anos em profissionais de todos os setores da cadeia do café. E agora é hora de colher os frutos.
“Temos produtores, engenheiros agrônomos, classificadores, mestres de torra qualificados e agora barista, a ponta da cadeia mais fragilizada, a parte final, que é o serviço. Estamos colhendo hoje os frutos da formação desses profissionais ao longo dos últimos anos”.





