Mais lidas 🔥

Frio intenso no Hemisfério Norte pode indicar um inverno mais rigoroso no Brasil em 2026?

Demanda pelo "ejiao"
Cientistas contestam decisão judicial que libera abate de jumentos; peles vão para a China

Previsão do tempo
Quinta ZCAS de 2026 provoca chuva intensa em oito estados até março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural no Espírito Santo: as histórias de quem está construindo a história

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

O Sebrae comemorou 51 anos de dedicação às micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras nesta quarta-feira (05). E, em 2023, a data é ainda mais marcante: a instituição acaba de ser reconhecida como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro.
Hoje, o universo dos pequenos negócios corresponde a cerca 21,8 milhões, sendo 14,9 milhões de MEI e 6,9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo dados do Simples Nacional. No Espírito Santo, os números também são significativos, com mais de 452 mil empresas, os pequenos negócios representam 95% das empresas capixabas.
“Celebrar o aniversário do Sebrae é também comemorar os resultados positivos do empreendedorismo, que certamente tiveram a contribuição da instituição. O Sebrae tem como missão apoiar quem deseja empreender e quem já segue nesta trajetória. No Espírito Santo, estamos presentes em todas as regiões, com dez Agências de Desenvolvimento Regionais, com isso ampliamos nosso atendimento e atingimos a marca histórica de mais de 450 mil atendimentos a empreendedores e potenciais empreendedores no ano passado”, comemora o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Quando o assunto é a geração de empregos, o levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta para as pequenas empresas como as principais empregadoras do Brasil. O país fechou 2022 com um acumulado de 2 milhões de novas vagas, das quais quase 1,6 milhão teve lugar nos pequenos negócios; no Espírito Santo eles foram responsáveis por quase 74% da geração de empregos.
MPEs ganham Frente Parlamentar
O lançamento da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas (FPME) aconteceu neste dia 05 de julho, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa comemora ainda os 51 anos do Sebrae.
Proposta pelo deputado federal Helder Salomão, a Frente tem o propósito de acompanhar todo o processo legislativo e temas que impactam as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, além de propor leis que contribuam com o desenvolvimento dos pequenos negócios.
“Como presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, vou trabalhar para que, junto com os demais deputados e senadores, e com o apoio do Sebrae e entidades nacionais e estaduais, tenhamos mais conquistas para os pequenos negócios no Brasil e no Espírito Santo”, salienta o deputado.




