Cooperação técnica

Embrapa Amazônia e Incaper: cooperação em pesquisa da pimenta-do-reino

Pimenta-do-reino Embrapa Amazônia e Incaper
Foto: redes sociais/Franco Fiorot

O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, informou nesta sexta-feira (30) que pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental estiveram no Espírito Santo para fortalecer parcerias na pesquisa no setor da pimenta-do-reino.

Segundo ele, a visita foi à Fazenda Experimental do Incaper de Linhares e, na reunião, foi tratado um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições visando ao “fortalecimento das ações de pesquisa neste setor que tem grande contribuição econômica e social no Estado”.

A cultura da pimenta-do-reino, continuou Fiorot, em suas redes sociais, “cresceu exponencialmente nos últimos anos no Espírito Santo. Em menos de dez anos, saíram de cerca de sete mil toneladas produzidas para as atuais 80 mil toneladas, na grande maioria exportadas e cultivadas pela agricultura familiar”.

No registro do encontro, Fiorot citou o pesquisador da Embrapa e referência nacional em pimenta, Oriel Filgueira de Lemos, Alexandre Lunz, o diretor técnico do Incaper, Antônio Elias, o pesquisador especialista em pimenta, Lucio Arantes, o chefe do Centro Regional Norte, Renan Fonseca e pesquisador José Altino.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos