Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Após receber uma denúncia informando a comercialização de mudas irregulares de citros, fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estiveram no bairro Jardim da Penha, em Vitória, e flagraram um vendedor ambulante comercializando mudas de limão e laranja sem notas fiscais e documentação que comprovasse a sanidade vegetal. A fiscalização ocorreu nessa terça-feira (30), em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/ES).
Foi constatado que o comerciante não tinha o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) das mudas, documentos que atestam a procedência, a condição fitossanitária de plantas ou de produtos vegetais e a inexistência de pragas agrícolas, como o Greening e Cancro Cítrico. O Idaf apreendeu as mudas e encaminhou para a destruição. Os demais produtos vendidos pelo comerciante, como flores e plantas ornamentais, não foram recolhidos.
O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, afirmou que a medida é para evitar a entrada de doenças agrícolas que podem comprometer as lavouras capixabas, resultando no prejuízo econômico para milhares de produtores rurais, com a proibição do comércio e exportação dos produtos.
“O Idaf conta com equipes que fiscalizam lavouras de citros e outras que trabalham no controle das cargas que entram no Estado, por meio dos postos agropecuários nas divisas com outros estados. Este trabalho está sendo eficaz para evitar a entrada do Greening no Espírito Santo, tendo em vista que outros estados já estão enfrentando complicações com a doença”, expôs Monteiro.
O diretor-técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca, explicou que quem deseja adquirir mudas precisa procurar viveiros registrados, consultando o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasen), no site do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa).
“Contamos com o apoio da população capixaba para que adquiram suas mudas em viveiros registrados. É importante que denunciem irregularidades, viveiros e vendedores em situação de clandestinidade, que representam perigo para a sanidade vegetal no Estado”, alertou Fonseca.




