pube
Meio Ambiente

Entidades se unem em ações para preservação do pau-brasil no ES

por Assessoria de Comunicação do Iema

em 15/03/2023 às 9h34

2 min de leitura

Entidades se unem em ações para preservação do pau-brasil no ES

*Foto: Divulgação Iema

O pau-brasil é uma espécie com importância não só ambiental, como histórica no País. A árvore, que já foi abundante na costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro, hoje existe em pequenas populações espalhadas. Ainda assim, a pressão de corte não diminuiu, o que contribuiu para que o pau-brasil esteja avaliado na categoria Criticamente em Perigo de Extinção no Espírito Santo, segundo a lista de espécies ameaçadas mais recente, divulgada no final de 2022.

pube

Algumas ações já estão sendo tomadas para buscar reverter esse cenário. Na última semana, analistas do Núcleo de Biodiversidade (Nubio) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) se reuniram com representantes de entes federais, estaduais e municipais para consolidar e alinhar as estratégias para a preservação do pau-brasil que estão sendo e que poderão ser desenvolvidas em força conjunta.

Além dos técnicos do Iema, participaram representantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.

“A reunião teve como pauta o alinhamento entre as atividades que já vem sendo desenvolvidas por esses órgãos, avaliar estratégias de conservação existentes e discutir sobre outras ações necessárias. Como encaminhamento, pretende-se estabelecer um grupo de trabalho interinstitucional para facilitar a implementação dessa agenda”, destacou a servidora do Iema, Savana Freitas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!