Previsão do Tempo

Frente fria muda o tempo no Espírito Santo no Carnaval; temperaturas caem

frente fria Espírito Santo
Foto: Pixabay

Depois de muitos dias de sol escaldante e muito calor, uma frente fria chegará ao Espírito Santo no Carnaval e vai gerar mudanças no tempo. Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo, a frente fria se aproxima do Estado entre sábado (19) e domingo (19), ocasionando pancadas de chuva e queda de temperatura, especialmente entre o domingo e a segunda.

“Em Cachoeiro de Itapemirim, a temperatura sai de 35 graus para 28 graus. Na quarta-feira de Cinzas vai ficar mais fresco. Mas no carnaval a máxima ainda deve chegar aos 31 graus. E vai chover no carnaval, com raios, ventanias, pois a frente fria é bastante intensa. A temperatura está muito elevada e a combinação de calor e umidade favorece chuvas fortes e tempestades”.

Quando o frio chega no Espírito Santo?

O verão deste ano não está para brincadeira. Para dar uma ideia, no dia 5 de fevereiro, um domingo, os cachoeirenses experimentaram temperatura de 40,1°C, com sensação térmica (índice de calor) de incríveis 59°C. E a pergunta que não quer calar é: quando esse calorão vai dar uma trégua?

Segundo Maria Clara, o planeta caminha para o final de um La Niña, que é o esfriamento das águas do Pacífico, e caminha para a neutralidade. Nesse cenário, tudo fica dentro da normalidade. “As frentes frias passam o ano inteiro. O que resfria de fato são as massas de ar polar, que chegam no outono e inverno. E, este ano, será bem dentro da sazonalidade e normalidade. Mas no finalzinho de março e início de abril é o começo outono, ou seja, já teremos temperaturas mais amenas”.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos