Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Depois de muitos dias de sol escaldante e muito calor, uma frente fria chegará ao Espírito Santo no Carnaval e vai gerar mudanças no tempo. Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo, a frente fria se aproxima do Estado entre sábado (19) e domingo (19), ocasionando pancadas de chuva e queda de temperatura, especialmente entre o domingo e a segunda.
“Em Cachoeiro de Itapemirim, a temperatura sai de 35 graus para 28 graus. Na quarta-feira de Cinzas vai ficar mais fresco. Mas no carnaval a máxima ainda deve chegar aos 31 graus. E vai chover no carnaval, com raios, ventanias, pois a frente fria é bastante intensa. A temperatura está muito elevada e a combinação de calor e umidade favorece chuvas fortes e tempestades”.
Quando o frio chega no Espírito Santo?
O verão deste ano não está para brincadeira. Para dar uma ideia, no dia 5 de fevereiro, um domingo, os cachoeirenses experimentaram temperatura de 40,1°C, com sensação térmica (índice de calor) de incríveis 59°C. E a pergunta que não quer calar é: quando esse calorão vai dar uma trégua?
Segundo Maria Clara, o planeta caminha para o final de um La Niña, que é o esfriamento das águas do Pacífico, e caminha para a neutralidade. Nesse cenário, tudo fica dentro da normalidade. “As frentes frias passam o ano inteiro. O que resfria de fato são as massas de ar polar, que chegam no outono e inverno. E, este ano, será bem dentro da sazonalidade e normalidade. Mas no finalzinho de março e início de abril é o começo outono, ou seja, já teremos temperaturas mais amenas”.




