Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e os sindicatos rurais, premiou professores, coordenadores e alunos vencedores do Programa Agrinho 2022. A abertura do evento, que aconteceu nesta terça-feira (20), no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, foi uma atração à parte. A magia do circo tomou conta dos participantes e arrancou aplausos e gargalhadas da criançada e também dos adultos.
A premiação incluiu notebooks, tablets, smartphones e bicicletas para os alunos de escolas municipais rurais, com idade entre quatro e 16 anos. Para o 1º colocado na Categoria de professor o prêmio foi um carro 0km. A grande vencedora foi a professora Yasnaia Amélia Peterle Marques, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Isabel, Domingos Martins. Ela venceu com o projeto “Um Olhar Para a Comunidade”, desenvolvido com alunos do 9º ano.
“Minha idealização foi realmente olhar para dentro da comunidade, enxergar os estudantes com forma diferenciada visando não só o que está sendo explicado dentro de sala de aula. Eu realmente tentei trazer a comunidade para dentro da escola para que eles entendessem a escola como uma parceira, como alguém que acolhe. Mostrar que a educação pode ser diferente e tem que ser diferente. Eu acredito que o olhar do professor muda tudo. Se a gente tiver um olhar diferente a gente consegue ter uma educação diferente também”, explicou a professora.

Para Julio Rocha, presidente da Faes, “Foi muito gratificante ver reunidos tantos rostos que representam a educação no nosso Estado, além de muitas crianças que representam o futuro disso tudo. Principalmente quando tratamos de um tema tão importante como o deste ano, que foi a sustentabilidade, algo que é essencial também para o nosso segmento do agro. Só temos a agradecer aos prefeitos, secretários, sindicatos rurais, além dos nossos queridos professores e coordenadores, pelo empenho em realizar este projeto todos os anos”.
A superintendente Senar-ES Letícia Simões destacou o retorno do evento após dois anos de interrupção devido à pandemia e sobre a expectativa para 2023. “É muito importante para nós do Senar ver esse evento voltar a acontecer após dois anos parado. Poder, novamente, dar destaque e a importância merecida a quem faz nossa sociedade melhor. A educação é essencial para a formação e transformação do cidadão. E é cuidando e educando que podemos ter a perspectiva de um futuro melhor. Foi uma festa linda, lúdica e mágica. Ano que vem esperamos poder fazer muito mais!”.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae no Espírito Santo, diz que o projeto é uma oportunidade de trabalhar com os alunos temas muito relevantes para sua formação, por isso o Sebrae tornou-se parceiro do projeto. “O Sebrae não poderia estar fora. O Senar nos convidou e participamos pela primeira vez e certamente iremos avançar nos próximos anos ajudando o Senar na ampliação deste projeto. Ver essas crianças podendo participar de um projeto como Agrinho, é muito satisfatório, um projeto que dá oportunidade de desenvolver temas ligados ao agro, preservação da água, sustentabilidade e tantos outros, fazer com que elas comecem a trabalhar com assuntos relevantes como esses, realmente muito importante. Um projeto como o Agrinho ajuda pensar a maneira correta de produzir, de conviver com a natureza, com os alimentos, desperta no ambiente escola assuntos que muitas vezes não são percebido“.
A vencedora na categoria coordenadora escolar foi Vanessa de Cássia Sotele, de Itaguaçu. Ao todo foram entregues 125 prêmios aos melhores trabalhos classificados em cada uma das 14 categorias, sendo:
5 premiados na Educação Especial – Desenho. O primeiro lugar ficou com o aluno Guilherme de Oliveira Morais.
5 premiados na Educação Especial – Produção Textual. Em primeiro lugar ficou a aluna Isadora Cesário.
10 premiados na Educação Infantil: A vencedora foi a aluna Ana Clara Vidal
10 premiados na Educação Fundamental, do 1º ao 9º ano.
1º ano: Jammili de Sousa Silva
2º ano: Nicolly Vieira dos Santos
3º ano: Guilherme Bernardo Paixão
4º ano: Évellin Schaeffer
5º ano: Geovana Aparecida Rhein Fonseca
6º ano: Lavínia Maia Vieira
7º ano: Gabriela Antunes Clemente
8º ano: Lavínia Silva Lopes
9º ano: Gabriela Taufner da Silva
Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social, que nesta edição recebeu apoio do Sebrae/ES, voltado para alunos regularmente matriculados em escolas municipais rurais, com idade entre 04 e 16 anos, que incentiva a discussão de assuntos importantes para a sociedade. Em 2022, o tema trabalhado foi “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade”. Este tema envolve a saúde como uma questão econômica, ambiental e social.
Números o Agrinho 2022: 56 municípios, 66 mil alunos, 4.900 professores e 662 escolas.





