Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

Está acontecendo em Iúna o 8º Concurso de Cafés de Qualidade. Durante toda essa semana, entre os dias 03 e 07 de outubro, é a etapa da prova do café. Profissionais Q-graders avaliam o aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio da bebida.
Na segunda, dia 3, a Juíza Nacional e Internacional de Provas de Cafés, Cecília Sanada, realizou a calibragem dos Q-graders que estão realizando a prova, ela também será juíza durante o concurso.
No dia seguinte, terça-feira (4), foi feito o processo de torra dos grãos. O mestre de torra tem conhecimento em química e física e também utiliza referências sensoriais para analisar os grãos recém torrados. Os demais dias são dedicados a prova do café. Os Q-graders avaliam e relatam a qualidade.
O resultado final do 8º Concurso de Cafés de Qualidade, juntamente com a premiação, acontecerá no dia 20 de outubro. Serão R$ 45 mil em dinheiro, distribuídos para as categorias: cereja descascado (desmucilado ou despolpado), natural e fermentado.
O Secretário de Agricultura de Iúna, João Marcos Gava, agradece a participação da Cooperativa dos Cafeicultores (Coocafé) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), neste evento tão importante para a valorização dos grãos e produtores iunenses.




