Mais lidas 🔥

Inverno 2026
Como será o inverno 2026 no Brasil? Neutralidade no Pacífico muda cenário

Produção sustentável
Camarão-gigante-da-Malásia cresce longe do mar e amplia fronteiras da aquicultura no ES

Fala, cooperado!
Da cidade ao campo: produtor transforma luto em eficiência na pecuária leiteira capixaba

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de fevereiro

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 10 de fevereiro

O Espírito Santo registrou 125 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Os dados são referentes as dias 16 a 1º de setembro e foram enviadas para o aplicativo Pardal, dispositivo criado pela Justiça Eleitoral em 2014 para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas e que entrou em operação em 16 de agosto para as Eleições Gerais 2022.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de irregularidades na propaganda, “é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político; uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. A apuração de todas essas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral”.
Sobre o aplicativo
O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.





