Mais lidas 🔥

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

A reportagem da “Conexão Safra” continua recebendo informações sobre estragos causados na produção agrícola pelos fortes ventos do último fim de semana no Espírito Santo. Além de Itarana, há registros de destruição em cultivo de tomate em Afonso Cláudio, na região serrana, e de estufas de café em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, no Caparaó.
Na madrugada de sexta para o último sábado, os ventos rasgaram lonas de duas estufas e derrubaram pés de tomate na localidade de Alto Santa Joana/Mata Fria, em Afonso Cláudio, a 1.050m de altitude. Segundo a produtora Júlia Kepp, 5.500 plantas foram atingidas.
“Produzimos tomate há 27 anos, mas é nosso primeiro plantio em estufas. A gente já perdeu produção com chuva de granizo antes, mas ventania assim é a primeira vez”, relata Júlia, que calcula prejuízo de R$ 20 mil.

Outros relatos são de cafeicultores da localidade de Forquilha do Rio, no distrito de Pedra Menina. De acordo com José Alexandre Lacerda, a ventania arrancou algumas estufas, mas com menos intensidade que a registrada em Itarana.





