Saúde

"Temos uma situação de subdiagnóstico", diz secretário de Saúde do ES sobre varíola dos macacos

“Temos uma situação de subdiagnóstico de monkeypox por causa da baixa disponibilidade de testes e redução da suspeita clínica e diagnóstica das redes pública e privada”. As informações foram dadas pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1º), que acrescentou que ainda em agosto os testes para detecção […]

monkeypox varíola macacos
Foto: Pixabay

“Temos uma situação de subdiagnóstico de monkeypox por causa da baixa disponibilidade de testes e redução da suspeita clínica e diagnóstica das redes pública e privada”. As informações foram dadas pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1º), que acrescentou que ainda em agosto os testes para detecção de monkeypox, ou varíola dos macacos, possivelmente serão feitos no Espírito Santo.

De acordo com Fernandes, o silêncio epidemiológico caracterizado pelos poucos casos notificados no Estado é pela ausência de suspeita clínica de pessoas adoecidas com monkeypox. “Estamos organizando cursos e formação para profissionais sobre a monkeypox, além de incrementar nossa capacidade e buscando viabilizar os testes em solo capixaba já em agosto”, explicou.

O secretário alertou, ainda, sobre a transmissão e sintomas. “A monkeypox não escolhe. Todos os que se submeterem ao contato com pessoas contaminadas podem se contaminar, independente de idade ou orientação sexual. E não é uma doença leve. A população que viveu essa infecção descreve dores corporais significativas, especialmente em mucosas”.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos