Anuário do Rio de Janeiro

Amigo é coisa pra se guardar...

Eles são excelentes amigos, estão ao lado dos tutores nos dias bons ou ruins e, claro, merecem ser bem recebidos em todos os lugares

amigo pet Rio
Foto: divulgação

Eles são excelentes amigos, estão ao lado dos tutores nos dias bons ou ruins e, claro, merecem ser bem recebidos em todos os lugares. Quando a família sai de férias ou para um passeio, nada mais justo do que aqueles que alegram a vida estejam ao lado, aproveitando os momentos de lazer com os que amam. 

Mas nem sempre foi simples encontrar hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos que aceitassem a companhia dos animaizinhos de estimação. Hoje, no entanto, está bem mais frequente no Estado do Rio de Janeiro, pois conta com uma ajudinha: o Pet Friendly, selo criado para identificar locais que aceitam a entrada e a permanência dos nossos melhores amigos. Desde o lançamento, mais de 2.000 estabelecimentos já aderiram à proposta. 

Foto: divulgação

“Cada vez mais os tutores querem estar ao lado de seus pets em todas as ocasiões. O selo veio para ajudar os tutores a saberem em quais locais seus pets são bem recebidos. O selo é opcional, cada estabelecimento tem o direito de escolher se quer ou não ter. Em relação aos cães-guia e aos cães de suporte emocional, a entrada desses animais é obrigatória por lei em todos os estabelecimentos”, enfatiza a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Rio de Janeiro (RJPET), Camila Costa, explicando que, para obter o selo, o empreendedor pode entrar em contato pelo e-mail rjpet@agricultura.rj.gov.br.

Foto: divulgação

Além de cuidar do bem-estar dos pets que já têm uma família, a subsecretaria atua na proteção daqueles que não têm um lar, com a realização de ações de incentivo à adoção, promoção de medidas de conscientização da população, suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoio a programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

“Nós atuamos em alguns resgates juntamente com a Polícia Civil. Nosso maior foco, na RJPET, é o programa de castração, que hoje já conta com mais de 26 mil animais castrados em todo o Estado. Nós acreditamos que a castração é a melhor forma de conter o aumento de animais em situação de vulnerabilidade”.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos