Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Uma parceria da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) com o Sebrae/ES e o Incaper está melhorando a qualidade do rebanho bovino na Serra. A iniciativa consiste em levar aos produtores rurais da Serra o projeto Melhoramento Genético de Rebanho – Fertilização In Vitro, uma consultoria tecnológica voltada aos pequenos produtores rurais.
Por meio do projeto, os produtores poderão adquirir embriões selecionados geneticamente, permitindo a melhoria do rebanho tanto para corte quanto para produção leiteira. Ao aderir, o produtor tem todo o acompanhamento, desde a escolha das receptoras do embrião, preparação e acompanhamento da gestação. Os custos são subsidiados, sendo que o Sebrae assume 70% do investimento.
A fim de divulgar o projeto no município da Serra, a Seap, em conjunto com o Incaper e o Sebrae, realizou em maio uma palestra onde apresentou as possibilidades do projeto a produtores locais. Um desses produtores que participou da palestra e aderiu ao programa foi Jerzio Moraes Miranda, proprietário da Queijaria Itaiobaia, localizada no circuito Guaranhuns.
O produtor leiteiro contratou cinco embriões, que pretende implantar em 15 vacas. “Acredito que o resultado vai ser muito bom e no futuro pretendo implantar em todo o rebanho”, explica o proprietário da queijaria. Mais três outros produtores da Serra estão concluindo a adesão ao projeto.
A Serra conta com uma área de 55,427 hectares, dos quais atualmente mais de 70% são regiões rurais, utilizadas em empreendimentos nos mais diversos setores agrícolas. Entre esses, está a pecuária bovina de leite ou corte, com um rebanho estimado em 16 mil cabeças, distribuídas em 180 propriedades.
O diretor da Seap, David Cruz, explica que os produtores interessados em aderir ao projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, pelo telefone (27) 3291-2304.



