Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) investiga um novo caso suspeito de Monkeypox, ou varíola dos macacos. Trata-se de um homem com idade entre 20 e 29 anos. Ele tem histórico de viagem para diversos países com casos já confirmados da doença. O paciente está internado em um hospital da Grande Vitória. Segundo ele relatou, os sintomas iniciaram no dia 7 de junho com erupções cutâneas nas regiões da cervical e tórax, sem dores.
As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). A unidade é capacitada para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda aguarda insumos do Ministério da Saúde. Caso os resultados sejam negativos para doenças semelhantes, como herpes, sarampo e sífilis, as amostras serão enviadas ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A Sesa informou ainda que as amostras do segundo caso suspeito para Monkeypox que surgiu no Estado, e que estavam em análise no laboratório referência no Rio de Janeiro, tiveram resultado negativo para a doença.




