Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

O produtor Giovani Rigoni, do Sítio Araponga, da comunidade São Judas Tadeu, iniciou a poda de produção nesta segunda-feira (7/3) do parreiral de uva. O processo é importante para o sucesso da segunda colheita, prevista para o mês de julho e que movimentará o agroturismo na região de São Rafael.
O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, que orientou o produtor sobre a condução da poda junto ao especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, explicou que a lavoura permite que sejam feitas duas podas ao ano.
“A poda realizada agora será a poda longa, com cinco a oito gemas, ou seja, com cinco a oito pontos onde nascerão os brotos da uva, permitindo um ganho econômico maior, porque a poda permitirá o aumento da produção. A primeira colheita foi um sucesso e, em julho, na próxima, movimentará também o agroturismo na região, já que o Inverno é um período em que os turistas mais procuram visitar os parreirais e desfrutar desses roteiros”, disse Yago, informando que no mês de agosto, será feita outra poda, porém mais curta, com duas gemas.
Com essa poda, a produção esperada na propriedade do Giovani é de 10 a 15 kg de uva por planta, podendo chegar a 6 mil quilos da fruta no parreiral. “Estamos na expectativa e otimistas com a colheita que vai coincidir com o período da colheita do café. Já tem gente nos procurando para conhecer o parreiral e pessoas que já conhecem trazendo amigos para nos visitar, pessoas até de mesmo de cidades mais distantes”, disse o produtor.




