Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Tecnologia que alavanca o campo
Irrigação por gotejamento transforma manejo e aumenta eficiência no campo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

A sexta-feira (18) será de mais chuva para o Espírito Santo. Em vigência, um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê tempo severo para todo Estado até esta sexta-feira (17). O alerta laranja prevê precipitação de até 60 milímetros por hora ou de até 100 milímetros por dia. O órgão alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o Incaper, nesta sexta a combinação entre calor e umidade relativa do ar irá favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente no período da tarde, nas regiões Sul, Serrana, Norte, Noroeste e na Grande Vitória. A Região Nordeste têm chuva passageira no início da manhã, mas o sol predomina nos demais horários. O vento sopra com moderada intensidade no Litoral Sul.
O Instituto Climatempo explica que as fortes chuvas que ocorrem em todo Sudeste são consequência da formação de um corredor de umidade batizado de Zona de Convergência do Atlântico Sul. O sistema – o principal em atuação nos verões do Brasil – é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.




