Saúde

Fiocruz confirma circulação de nova cepa da gripe no Espírito Santo

A circulação da cepa Darwin, variante da gripe, foi confirmada no Espírito Santo. As análises foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgadas na tarde desta segunda-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, a epidemia de Influenza continua e gera internações. “É preciso […]

Foto: Pixabay

A circulação da cepa Darwin, variante da gripe, foi confirmada no Espírito Santo. As análises foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgadas na tarde desta segunda-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, a epidemia de Influenza continua e gera internações. “É preciso redobrar o alerta, lavar as mãos e usar máscaras”, disse, em coletiva.

Em relação ao novo coronavírus, Nésio afirmou que o Estado está em alerta por conta da transição da circulação da variante Delta para a Ômicron. “As respostas adotadas pelo Estado e municípios visam a reduzir o impacto da circulação do vírus e a evitar que a rede hospitalar entre em situação crítica, que impeça o acesso da população ao sistema de saúde”.

O secretário disse, ainda, que internações e óbitos não devem chegar ao mesmo nível das ondas anteriores. No entanto, a nova cepa é mais infecciosa, o que pode exigir que muitos profissionais não possam trabalhar. “A característica da nova onda pode impactar a capacidade de acesso ambulatorial. Já estamos vivendo situações, nos municípios, onde 60% dos trabalhadores da mesma unidade de saúde estão infectados pelo vírus”, explicou.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos