Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O ano de 2021 marcou a conquista de cinco prêmios de jornalismo pela “Conexão Safra”, sendo o primeiro e terceiro lugares em concursos internacionais. Os jornalistas Fernanda Zandonadi, Leandro Fidelis e Rosimeri Ronquetti colocaram a revista impressa, o portal de notícias e o podcast, da mesma editora, entre os principais nomes do jornalismo rural.
Em junho, a ‘Conexão’ foi a campeã do 5º Prêmio Alltech de Jornalismo (Categoria Agricultura) com a reportagem é “Café commodity x especial: vale a pena investir?“, publicada na edição nº38 (jun/jul 2019) e de autoria de Fidelis.
A premiação é promovida pela Alltech (EUA), empresa global de saúde e nutrição animal e vegetal, e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e valoriza ideias inovadoras no agronegócio brasileiro.
Ao todo, 116 jornalistas, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, inscreveram 242 trabalhos, veiculados em rádio, televisão, jornais, portais e revistas. A revista “Conexão Safra” foi o único veículo de comunicação capixaba na final da disputa, concorrendo com Globo Rural e Jornal Zero Hora na mesma categoria.
O prêmio seria a participação do jornalista no “Alltech ONE Simpósio de Ideias”, realizado anualmente em Lexington, no Kentucky (EUA). Devido à continuidade da pandemia da Covid-19, a organização concedeu um prêmio em dinheiro ao jornalista no lugar da viagem.

Semear
Em agosto, a “Conexão Safra” cravou a 3ª colocação em outro concurso de peso, o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência especializada da ONU. O portal de notícias foi o único veículo finalista do Sudeste do país na categoria Internet e o único do Espírito Santo, em todas as categorias, a conquistar um dos três primeiros lugares.
O bronze foi com a reportagem especial “A Voz das Invisíveis”, assinada por Leandro Fidelis e Rosimeri Ronquetti, que narra as vidas e lutas das mulheres do campo no extremo norte e noroeste capixabas. Foram quatro meses de apuração de dados e busca por contatos entre janeiro e abril, quando começou o trabalho de campo dos repórteres. Dois dias inteiros e 700 km rodados em 17 municípios.
Sebrae
Mais recentemente, em novembro, o reconhecimento veio em nível estadual. Fernanda Zandonadi e Fidelis venceram na categoria Áudio da etapa estadual do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo, com o podcast “Conheça as histórias dos degustadores de café que perderam o olfato e o paladar para a Covid-19”.
Nesta edição, o Prêmio Sebrae teve como tema geral “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”. Fernanda emprestou sua voz aos dois únicos podcasts classificados na disputa, e Leandro Fidelis foi coautor. Os jornalistas ganharam um troféu e um Iluminador Ring Light, com suporte para até dois celulares e para microfone.
Na mesma premiação, Fidelis ficou em 3º lugar na categoria Texto com a matéria “Recuperação será lenta no mercado de flores ornamentais do ES”, veiculada no site “Conexão Safra”, e ganhou certificado.

Cooperativismo
E o portal de notícias confirmou ser referência em jornalismo agronômico com a conquista do prêmio mais esperado do Espírito Santo, o de Jornalismo Cooperativista, realizado pelo Sistema OCB/ES. Após um ano de hiato por conta da pandemia, o concurso voltou em 2021 em sua 14ª edição e teve 102 trabalhos inscritos.
Leandro Fidelis faturou a 1ª colocação na categoria Webjornalismo, a mais concorrida deste ano, com a reportagem “Deixados à beira do caminho”, que mostrou, em agosto de 2020, o drama de transportadores escolares rurais do Estado impossibilitados de trabalhar com o cancelamento das aulas nos primeiros meses do surto de Covid-19.
O jornalista e a colega de equipe Fernanda Zandonadi ainda tiveram dois trabalhos finalistas na categoria Jornalismo Impresso. Fidelis acumula 15 troféus do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, conquistados nos últimos dez anos, a maioria pela “Conexão Safra”.





