Mais lidas 🔥

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Economia e sustentabilidade
Economia circular: pesquisa transforma resíduos de inhame e gengibre em papel e bioplástico

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Mercado de café
Exportações de café caem em volume, mas receita cresce na safra 2025/26

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a busca pelo recurso financeiro teve alta de 16,1% no comparativo de setembro deste ano e o mesmo mês de 2020 (-3,3%). Todos os segmentos analisados apresentaram expansão, com destaque para o de Serviços, que teve um aumento de 22,4%. Com relação a análise por porte, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) procuraram mais por crédito (16,4%) quando comparadas aos médios e grandes negócios. Confira os dados na íntegra no gráfico e nas tabelas abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada dos negócios após um grande período de isolamento social fez com que empresários buscassem mais por crédito para manterem suas empresas funcionando. “Os donos de negócios estão se arriscando mais após um longo período em que tiveram que diminuir ou pausar suas atividades devido a pandemia. Por isso, as micro e pequenas empresas registram maior procura, já que foram as mais impactadas devido ao menor fluxo de caixa”.
De acordo com o índice, o crescimento da demanda por crédito foi maior na Região Sul (18,2%), seguida pelo Sudeste (16,2%), Norte (15,8%), Centro-Oeste (14,7%) e Nordeste (13,9%).




