Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Mais uma vez, cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) se destacaram no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup. A cooperada Aliciana Helena Rosa de Castro ficou em primeiro lugar na categoria Canephora “Microlotes”. O cooperado Luiz Cláudio de Souza, que já ganhou diversos outros concursos locais e nacionais, ficou em segundo lugar na mesma categoria.
O café vencedor atingiu a pontuação de 84.68 e uma avaliação sensorial caracteriza por um sabor limpo, de alta em acidez, com corpo licoroso e alta doçura. Os aspectos frutado, frutas vermelhas e uva passas balanceado também foram notados no produto.
“A sensação é de reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor e dedicação”, relata a campeã do torneio, que também já conquistou o segundo lugar no 5º Torneio do melhor café Fairtrade do Brasil – Golden Cup e a terceira colocação no 5° Concurso de Qualidade do Café do Café Conilon das Mulheres da Cafesul.
“Esse prêmio representa a valorização do nosso trabalho. Com isso, o nosso café passa a ter valor e ganha reconhecimento no cenário nacional de café de qualidade”, acrescenta Aliciana de Castro.
A cooperada reconhece que o apoio da Cafesul contribuiu com a agregação de qualidade ao seu café. “A cooperativa é a nossa grande incentivadora. Ela nos dá suporte e oferece capacitações para que possamos trabalhar com grãos especiais”, conta.
O trabalho desenvolvido pelo grupo de mulheres da Cafesul, o Póde Mulheres, também impulsionou a produção de cafés especiais da cooperada Aliciana. De acordo com a coordenadora do grupo, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, profissionalizar a produção de cafés especiais das cooperadas da Cafesul é uma forma de apresentar novos horizontes de trabalho para elas. Rodrigues ainda enaltece a conquista da cooperada.
“O grupo busca e aponta oportunidades de crescimento por meio de capacitações técnicas, socialização e divulgação do trabalho da mulher. Tentamos colocar um brilho nos olhos de cada uma. A Aliciana é um exemplo para nós, uma estrela que traz esse brilho de que tanto precisamos. Muitas mulheres se sentem representadas por sua vitória”, afirma.
TRAJETÓRIA DE SUCESSO
O cooperado da Cafesul Luiz Cláudio de Souza já foi campeão em concursos de café locais e nacionais. Além do recém conquistado segundo lugar no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup, o cafeicultor já foi vencedor do concurso Coffee of the Year de 2018, do 5º Torneio do melhor café Fairtrade do Brasil, na categoria Conilon, e de outros eventos.
As vitórias do cooperado em concursos de qualidade de café são fruto de uma busca contínua pela melhoria da sua produção conilon, processo fomentado pelo apoio técnico e estratégico da Cafesul.
“Há mais de 20 anos, a cooperativa faz um excelente trabalho de melhoria da qualidade do café com seus cooperados, dando apoio técnico e pagando um diferencial no preço para estimular a produção. Isso abre as portas do mercado de qualidade e facilita a participação em concursos” avalia Souza.
Estar novamente em um pódio do Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup é mais uma prova do esforço diário do cafeicultor e da eficiência do cooperativismo. “A vitória representa o coroamento de um trabalho em busca da qualidade. Só o cooperativismo nos proporciona alcançar resultado tão expressivo”, destaca.




