A cara do inverno

Junho se despede com frio recorde no país e em partes do Espírito Santo

A previsão é de que a forte massa de ar polar avance durante a semana pelos Estados do Sul e Sudeste

Junho vai se despedir com uma forte frente fria, talvez a mais intensa do ano. A expectativa é de recorde de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima em várias capitais brasileiras, inclusive Vitória.

A previsão é de que a forte massa de ar polar avance durante a semana pelos Estados do Sul e Sudeste. Na noite de quarta-feira (30), ela chega ao Espírito Santo.

Temperaturas muito próximas e abaixo de 0°C poderão ocorrer nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais causando prejuízo para pastagens e hortaliças.

O frio intenso provocado pela passagem desta forte e grande massa de ar frio de origem polar vai permitir a formação da geada em amplas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e também no Sul de Minas Gerais.

Para o Sul do país, há a possibilidade de neve e chuva congelada nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do Planalto Catarinense. Isso ocorre já neste início de semana.

Com informações do Instituto Climatempo

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos