Lockdown

Setor de alimentos faz apelo após endurecimento de regras para combater Covid

Em nota, entidade que representa o segmento afirmou que a atividade é considerada essencial por decreto federal

A onda roxa da pandemia tem preocupado diversos setores. Se as medidas de isolamento não atingiram diretamente a produção de alimentos, a cadeia do agronegócio pode sentir os impactos em alguns elos da corrente. A Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (Abia), emitiu uma nota reiterando a necessidade de que seja garantido o “funcionamento das indústrias de alimentos, bebidas e insumos necessários à produção, centros de distribuição (armazéns), circulação de veículos de transporte de produtos e colaboradores, assim como os pontos de venda, em eventuais lockdowns promovidos por Estados e municípios do país ”.

Nota foi emitida após a notícia de que Ribeirão Preto, em São Paulo, vai fechar até mesmo padarias e mercados para conter a Covid-19 (Foto: Pixabay)

No comunicado, a entidade ressaltou ainda que as atividades de produção, distribuição e transporte de alimentos, bebidas e dos insumos necessários à sua produção são consideradas essenciais desde a primeira edição do Decreto Federal nº 10.282/20. “Qualquer interrupção no funcionamento das fábricas, por exemplo, ainda que parcial, traria efeitos negativos não só para a produção, mas também para o armazenamento de matérias-primas perecíveis ”.

A nota foi emitida após a notícia de que Ribeirão Preto, em São Paulo, vai fechar até mesmo padarias e mercados para conter a Covid-19. Todos esses estabelecimentos só poderão atuar por delivery. “Fechar os supermercados coloca ainda mais obstáculos para o necessário isolamento social, já que uma parcela considerável da população tem dificuldades em realizar pedidos por delivery, e uma parcela ainda maior sequer possui recursos financeiros para estocar itens de primeira necessidade por um longo período ”, informou.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos