Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão
Os procedimentos de defesa ou recurso administrativo de autuações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) já podem ser protocolados de forma on-line. A mudança visa conferir mais agilidade nos processos, além de facilitar o acesso do cidadão ao serviço.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Instituto tem seguido as premissas do Governo do Estado para transformação digital. “Precisamos avançar na oferta de serviços oferecidos de modo digital e temos envidado esforços para isso, com apoio do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do Idaf. Além de mais transparência, nosso foco também está na agilização dos procedimentos, tornando-os ainda mais acessíveis à população ”, declarou Louzada.
O protocolo on-line de defesas e recursos deve ser feito pelo Acesso Cidadão (e-Docs). O Idaf desenvolveu um manual, detalhando os procedimentos para encaminhamento dos pedidos. O documento está disponível em:https://idaf.es.gov.br/manuais-orientativos, em “Área Administrativa ”. O protocolo on-line é válido para autuações realizadas a partir de 1º de janeiro de 2021.
Gestão e Inovação
Com cerca de 115 serviços voltados para os cidadãos, o Idaf tem trabalhado, por meio do ELPI, na normatização de todas as atividades. De acordo com o coordenador do ELPI no Idaf, Guilhermo Recla, com a elaboração das normativas desses procedimentos, será possível estruturar o atendimento pelo e-Docs.
“Atualmente, já temos a Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), cujos processos são, em sua totalidade, tramitados pelo e-Docs, e, alguns outros, como projeto-piloto. Mas o ELPI, que reúne representantes das áreas meio e fim, tem se reunido de forma constante para pensar novas estratégias e avanços nos serviços oferecidos à população ”, destacou Recla.




