Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro
Para que a pecuária de leite alcance padrões cada vez maiores de qualidade e sustentabilidade no Espírito Santo, está sendo realizado o Diagnóstico Inicial do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite, demanda de uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação é desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto à Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana (Cavil).
O levantamento do Diagnóstico Inicial é composto por 97 perguntas referentes à gestão da propriedade, gestão de insumos, manejo sanitário, manejo alimentar, qualidade da água, manejo de ordenha e pós ordenha, refrigeração e estocagem de leite, uso racional de produtos químicos e medicamento veterinário, adoção de práticas de manejo racional, e bem-estar animal.
As visitas às propriedades rurais já estão em curso, abrangendo produtores de Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá, Guaçuí, Mimoso do Sul e Presidente Kennedy. Até o momento, já foram atendidos 27 pecuaristas de leite, como Henrique Goularte, da comunidade de Barra Alegre, em Bom Jesus do Norte, que destacou o acompanhamento como importante para o desenvolvimento do trabalho na propriedade.
O extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Bom Jesus do Norte, Jarbas Teixeira Borges, explicou que as visitas nas propriedades serão continuadas bimestralmente, conforme orientação do Mapa. “Está sendo importante essa ação pois estamos com um diagnóstico muito real do cotidiano do pecuarista e de sua família. O plano de qualificação proposto é uma das metas a ser atingida com eficiência visando à melhoria da produção e ao bem-estar da família rural”.
Os Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs) Central Sul e Caparaó, assim como a Coordenação de Projetos de Bovinocultura Sustentável do Incaper, também estão desenvolvendo ações engajadas no apoio à pecuária do leite no Estado. O presidente da Cavil, Adeildo Resende de Figueiredo, salientou a parceria com o Incaper, “que sempre atende com muita disposição nossas solicitações com o objetivo em comum de fortalecer a agricultura familiar”.




