pube
Cafés especiais

Cooabriel realiza análise sensorial com colaboradores da sede

por Cooabriel

em 04/12/2020 às 15h51

2 min de leitura

Cooabriel realiza análise sensorial com colaboradores da sede


Na semana passada foi realizada na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, uma degustação de café com o objetivo de levar aos colaboradores a experiência de análise sensorial.

A ação foi acompanhada pelo coordenador de armazém (sede) da Cooabriel, José Carlos Azevedo, que também é degustador. “Fizemos esse trabalho pioneiro procurando novos talentos dentro da cooperativa. A Cooabriel está criando um departamento de qualidade e buscamos nos aprimorar e aplicar na degustação de cafés, melhorando a qualidade da bebida do conilon. Fizemos um trabalho sensorial com foco no paladar. Nosso intuito é melhorar nossa bebida a cada dia. Ainda é um projeto piloto, mas já estamos em busca de profissionais diferenciados. A próxima etapa será identificar esses talentos e realizar cursos para formar novos profissionais na arte de degustar. O objetivo é levar a outras unidades da Cooabriel, além de aprimorar também os produtores, que fazem qualidade nas lavouras ”, disse.

pube

A análise sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.

De acordo com o degustador e classificador Vanildo Págio, apesar de muitas pessoas já possuírem talento, o treinamento é o que faz o grande diferencial desses profissionais. “Com a prática, o profissional pode adaptar o paladar, sendo que 99% dos resultados vêm da prática. Hábitos negativos, como o excesso de álcool e cigarro podem comprometer os resultados ”, explicou.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, participou da degustação e reconheceu a importância da ação. “Ela foi realizada para identificar em nosso quadro pessoas com dom para esse tipo de análise. Ficamos surpresos pois pessoas que não trabalham diretamente com degustação perceberam que têm essa habilidade. Iremos oferecer para essas pessoas uma oportunidade de realizar ainda neste mês um curso para formar degustadores profissionais. Serão 12 vagas. Esperamos descobrir novos talentos ao final da capacitação ”, finalizou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!