Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão
Aliar pesquisa e extensão é um dos grandes objetivos da Universidade. Sob esse viés, um projeto de pesquisa coordenado pelo professor do Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Alegre) Leandro Pin promove a entrega de mudas de cana-de-açúcar para auxiliar pequenos pecuaristas da região sul do Espírito Santo. Cerca de 30 famílias já estão cadastradas.
A última rodada de entregas beneficiou 15 famílias. Cada uma recebeu 50 plantas. Conforme Pin, essa quantidade permite que o produtor consiga montar um campo produtivo, inclusive podendo tratar o gado com essa quantidade ainda no primeiro ano.
“Todos os anos, no período da seca, os pecuaristas da região sofrem com a falta de alimentação para o gado. A cana-de-açúcar é um ótimo suprimento para essa época. Com essa ação, os produtores vão poder manter os animais, sustentar suas famílias e colaborar com a economia da região ”, explica o coordenador.

Pesquisa
O projeto de produção de mudas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, tem seu embrião em 2016, com a parte de pesquisa. Os pesquisadores testam as variedades por, pelo menos, três anos e depois fazem a distribuição das melhores unidades, que são as consideradas como mais produtivas, resistentes e fáceis de manipular. As pesquisas do grupo já renderam dissertações e outras publicações.
A área experimental da Ufes foi responsável pelo elo entre a produção de mudas e os produtores locais. “Nós articulamos um dia para que os produtores buscassem as mudas e, no momento da entrega, difundir o conhecimento técnico para que os beneficiários conseguissem tirar o melhor proveito delas ”, explica o professor e coordenador das áreas experimentais do CCAE, Vinícius Ferreira.
Os produtores interessados em receber mudas e participar do projeto podem entrar em contato com a gerência de áreas experimentais pelo e-mail areaexperimentalcca@hotmail.com.




