Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Nesta segunda-feira (16), foram abertas as inscrições para o curso on-line de habilitação de médicos-veterinários para realizarem os procedimentos de colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo (doença que acomete os equídeos). O curso é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, no Espírito Santo, o procedimento é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-ES).
De acordo com a médica-veterinária do Idaf Adriana Rampinelli, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), os procedimentos de colheita de amostras sorológicas para os testes diagnósticos e encaminhamento aos laboratórios credenciados só é autorizado a médicos-veterinários previamente habilitados. “Isso significa que esses profissionais devem ser aprovados em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial, além de serem devidamente registrados no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Até o momento, esse curso era presencial, mas agora ele será oferecido no modo de ensino a distância (EaD) ”, explicou Adriana Rampinelli.
O curso
O curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa (CLIQUE AQUI).
As inscrições são gratuitas e o curso tem início logo após a efetivação da inscrição. A capacitação é autoinstrucional, tem carga horária de 20 horas e os inscritos têm até 60 dias para concluírem as aulas.
O certificado estará disponível aos participantes que concluírem os módulos e capacitações e obtiverem, no mínimo, 70 pontos.
Ao final do curso, o interessado deverá enviar o certificado aos responsáveis pelo PNSE no Espírito Santo, para oficializar seu pedido de habilitação. Os e-mails para habilitação no estado são: sisa-es@agricultura.gov.br e sdsa@idaf.es.gov.br.



