São Roque do Canaã é a 2ª cidade do Brasil com mais produtores de cachaça

Com dez fabricantes registrados, município contribuiu para terceira colocação do Espírito Santo no ranking nacional da produção da bebida

(*Fotos: Reprodução)

O município capixaba de São Roque do Canaã, na Região dos Imigrantes, é o segundo do Brasil
com mais produtores de cachaça. São dez registrados, de acordo com os “Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes: Ano 2020 ”, divulgados pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

Ainda segundo o levantamento, a densidade cachaceira em São Roque é de uma fábrica para cada 1.242 moradores. A cidade também é a 9ª no ranking nacional em número de marcas, um total de 50. Não à toa São Roque é considerada a Capital Estadual da Cachaça.

No mesmo levantamento, que considerou apenas registros ativos até 2019, o município de Domingos Martins figura em 9º lugar, com seis estabelecimentos.

A cachaça Suprema é produzida em São Roque do Canaã.

Terceiro do Brasil

Ao todo, o Espírito Santo conta com 62 produtores de cachaça e aguardente registrados juntos ao Mapa, o que coloca o Estado como terceiro com mais estabelecimentos produtores, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

No registro de fábricas de aguardente, o Estado aparece em 5º lugar no Brasil, com 24 empreendimentos, com destaque para Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios capixabas ocupam a 3ª e a 5ª posição, respectivamente, no ranking.

Qual a diferença entre cachaça e aguardente?

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos