Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
A Cooabriel deu novos passos para a continuidade de seu plano de exportação de café. Neste ano, dois embarques foram efetuados nos meses de julho e agosto com destino aos Estados Unidos. Na ocasião foram enviadas 120 toneladas (2 mil sacas de 60kg). Essa foi a primeira exportação direta realizada pela cooperativa. Um novo volume de quase 130 toneladas (2.160 sacas de 60kg) já está previsto para ser enviado para o mesmo destino em outubro.
“Esse projeto já era um sonho e conseguimos alavancar. A exportação é uma possibilidade a mais de mercado e iremos perseguir esse objetivo. As coisas estão caminhando muito bem e acreditamos que vai dar certo ”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
Segundo o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari, o mercado externo é exigente e valoriza certificações e uma cadeia sustentável. “Já estamos nos preparando para atender essas exigências e assim fortalecer acredibilidade de nossa cooperativa neste mercado ”, disse.
No processo de estruturação do seu Departamento de Exportação, integrado à Gerência de Mercados, outras ações estão sendo articuladas. A Cooabriel participou da 1ª Rodada de Negócios Virtual do programa Agro.BR voltada ao mercado sul-americano realizado de 14 a 18 de setembro por meio do AgroBR.
O AgroBr,é um projeto da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com foco na internacionalização do agro brasileiro.
Participaram da rodada empresas das áreas de torrefação e distribuição de produtos alimentícios de países da América do Sul, como Argentina,Chile, Colômbia,Peru e Uruguai.
Nesta rodada, 43 empresas brasileiras foram inscritas e 20 foram selecionadas para participarem na negociação de seus produtos. A Cooabriel conquistou esta oportunidade, após superação das etapas obrigatórias e classificatórias, conforme critério do Projeto CNA/AgroBR, para então, apresentar osprodutos (café cru e torrado e moído de marca própria, o Café Guardião),aos possíveis compradores internacionais. Do nosso estado, somente duas cooperativasparticiparam da Rodada de Negócios, sendo a Cooabriel uma delas.
“Neste ano o modelo de negociação foi diferente em razão da pandemia com uma rodada de negócios virtual. Os produtos foram apresentados aquatropaíses: Argentina, Chile, Peru e Uruguai. As fichas técnicas dos produtos e as cotaçõesjá estão sendo enviadas para as empresas interessadase podem surgir outras oportunidades ainda neste ano ”, finalizou a analista de mercado da Cooabriel, Renata Vaz Cláudio.




