pube
Economia

Indústria tem crescimento mais disseminado desde greve dos caminhoneiros

Veículos, máquinas e metalurgia puxaram a alta da produção industrial em São Paulo

por Agência IBGE Notícias

em 13/03/2020 às 18h33

2 min de leitura

Indústria tem crescimento mais disseminado desde greve dos caminhoneiros

(Foto: *José Paulo Lacerda/CNI)


A produção da indústria nacional avançou em 13 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE na passagem de dezembro para janeiro, quando o setor registrou alta de 0,9%, depois de duas quedas consecutivas. Essa disseminação de taxas positivas, divulgada ontem
(12) na Pesquisa Industrial Mensal Regional, é a maior desde junho de 2018, quando a indústria começou a se recuperar da greve dos caminhoneiros, iniciada em maio daquele ano.

pube

De acordo com o analista responsável pela pesquisa, Bernardo Almeida, o estado de São Paulo, maior parque industrial do país, cresceu 2,3% e puxou a alta do indicador no mês. “A indústria paulista vem de dois meses negativos, em que acumulou queda de 3,7%. O resultado de janeiro foi o mais alto desde agosto de 2019 (3,2%). Essa alta foi impulsionada pelos setores de veículos automotores, máquinas e equipamentos e metalurgia ”, disse.

O Rio de Janeiro teve a segunda maior influência positiva sobre o índice, com alta de 3,9%, influenciada pelos setores de veículos e derivados de petróleo. “Com isso, a indústria fluminense eliminou o recuo registrado em dezembro (-3,9%) ”, analisou Almeida, acrescentando que o resultado foi o maior desde julho do ano passado.

O analista da pesquisa destaca também o crescimento de 10,3% na produção industrial na Bahia. “O resultado teve a terceira maior influência no índice, e é o maior desde junho 2018, quando chegou a 16,3%. A indústria baiana conseguiu, com a alta de janeiro, eliminar as perdas dos dois meses anteriores, quando acumulou recuo de 5,5%. Os principais setores foram os produtos químicos, veículos automotores e derivados do petróleo ”, disse Bernardo Almeida.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!