Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Pesca artesanal
Pesca com traineiras é proibida no ES após aprovação de lei

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

A matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avalia, nesta edição de fevereiro, a percepção dos consumidores de frutas e hortaliças no Twitter.
Esta rede social foi escolhida devido à sua representatividade e à facilidade de coletar informações das postagens. A equipe selecionou mais de 300 mil tweets com menções de 115 frutas e hortaliças e, com esse conjunto de informações, foi possível avaliar quais desses produtos são os mais comentados.
O resultado é interessante: nem sempre os mais “falados ” são os de maior volume comercializado. Na análise, a couve e a couve-flor são os produtos mais comentados no Twitter, seguidos por pera, jambo, carambola e seriguela, de baixa representatividade econômica.
Outro ponto importante foi o processo de realizar uma análise do conteúdo dessas conversas. O objetivo foi descobrir se as principais tendências de consumo de alimentos têm sido tema de publicações no Twitter. Os assuntos mais comentados são, nesta ordem: receitas culinárias, saudabilidade, preço, praticidade, qualidade e sustentabilidade.
Esses resultados, que foram baseados na análise de um mês de conversa, mostram que as redes sociais permitem nortear estratégias de marketing no intuito de se comunicar melhor com o consumidor brasileiro.




